Salvador completa 461 anos nesta segunda-feira, 29. A data será comemorada com uma extensa programação, com atividades que tiveram início este mês e vão se estender até abril, com exposições, palestras, exibição de documentários e apresentações artísticas, organizadas pela Fundação Pedro Calmon e Secretaria da Cultura (Secult). O ponto alto dos festejos promete acontecer nesta segunda, com o show gratuito do grupo Parangolé, a partir das 19h30, na Praça Castro Alves.
Ainda nesta segunda, estudantes de escolas públicas e de projetos sociais terão uma aula especial. Acompanhados de historiadores, que percorrerão o Centro Histórico. Eles passarão pelo Museu Afro-Brasileiro (Faculdade de Medicina) e, por fim, pela Praça Pedro Arcanjo, em cuja galeria está a exposição Reviver Salvador: 461 anos, que reúne fotografias e imagens dos séculos XVIII, XIX e XX.Organizada pelo historiador Francisco Mota, a Revivendo Salvador vai até dia 31, das 9 às 18 horas, e segue para a Biblioteca Pública (Barris).
Soteropolitanas - Uma das exposições de destaque é a Soteropolitanas, assinada pela fotógrafa Rejane Carneiro, de A TARDE. As fotos podem ser apreciadas no projeto itinerante Domingo na Praça, que no dia 4 no Parque da Cidade. Também podem ser vistas nesta segunda até o dia 2 de abril, na Biblioteca Paulo Freire (bairro de Escada), e de 5 a 9 de abril, na Biblioteca de Extensão (Barris).
Na Biblioteca Pública (Barris), no terceiro andar, acontece, até 10 de abril, a Salvador e Suas Igrejas, além da exposição virtual Igreja da Ajuda e suas transformações.
Confira o caderno especial sobre os 461 anos de Salvador no jornal A Tarde desta segunda-feira, 29. Se você é assinante, acesse a versão digital.
Aproveite e veja também a edição comemorativa do ano passado no blog Cidadão RepórteR.